quarta-feira, 28 de novembro de 2018

RESENHA LUNÁTICA - AMIGOS PARA A VIDA



RESENHA: AMIGOS PARA A VIDA
AUTOR: ANDREW NORRISS
EDITORA: VALENTINA
RESENHA POR CAROL MIRANDO

SINOPSE:
Francis não tem amigos. Ele sofre bullying porque é diferente. Em casa, vive trancado no sótão, onde tem uma fabulosa coleção de bonecas vestidas com roupas que ele mesmo cria. Adora moda e pediu de aniversário uma máquina de costura.Um certo dia na escola, na hora do intervalo, Francis vai se sentar num banco, no lado mais afastado do pátio, porque prefere a solidão a ser zoado.Mas nesse dia, sentindo-se triste, ele vê alguém atravessar o gramado na sua direção. É uma menina de mais ou menos a sua idade, embora não a reconheça como aluna da escola. Ela se senta na outra ponta do banco, em silêncio.Francis fica curioso. E então lhe estende a sua caneca de chá. A menina olha para ele, surpresa e chocada. Afinal, ela é um fantasma, chama-se Jessica, e Francis é a primeira pessoa que consegue vê-la desde que ela morreu.Entre os dois surgirá uma amizade extraordinária e transformadora.Amigos para a vida é uma delicada história de amizade – e seu poder transformador – entre quatro adolescentes fora dos padrões dominantes, celebra o direito de ser diferente e é leitura obrigatória para todos que combatem o bullying. Um livro divertido, corajoso e genuinamente emocionante.

RESENHA DA BLOGUEIRA
Um livro que olhando pela capa pensamos em uma história linda, fofa e cor de rosa, mas você não imagina a lição que aquela história vai trazer para sua vida.

Nesse livro vamos conhecer de início Francis, um garoto diferente, que ama criar looks e dar vida à eles com a sua máquina de costura. Por ser diferente ele se torna motivo de chacota e fica sempre com medo de mais pessoas saberem do seu hobby e zombarem dele, e por isso ele vai se excluindo aos poucos. Até que ele conhece Jéssica ou no caso, a fantasma Jessica, que fica muito feliz ao perceber que enfim, alguém pode vê-la e falar com ela.

A trama começa a se construir à partir desse ponto, e assim vai entrando novos personagens como a Andi, mais conhecida como Arma (abreviação de Armagedon) uma menina que adora esportes e que não é muito delicada, Roland, e por fim Lorna. Cada um dos jovens sofre um tipo de bullying e lida com a situação de uma forma. O que foi maravilhoso no meu ponto de vista, pois o leitor acaba entendendo que cada pessoa é única e vai reagir de uma maneira.

Amigos para vida foi um livro que me emocionou em diversos trechos e me fez parar e pensar, pois hoje em dia postamos constantemente mensagens automáticas sobre bullying, depressão e outros assuntos, mas não fazemos nada para mudar isso, seja conversando com um amigo, um colega ou um desconhecido. Estamos sempre tão presos em nossos problemas que parece que a nossa dor é maior que a do outro e esse livro mostra que quem quer pode sim fazer a diferença.

Eu aconselho esse livro para ser lido por crianças a partir de 11 anos e à adultos, pois eu acho que se começarmos a mostrar para uma criança desde cedo o problema que é o bullying e a depressão dificilmente ele vai se tornar aquela pessoa que vai caçoar de um colega ou tentar diminuir alguém, e aí vem a questão de incentivo desde novo, pois uma criança que começa a ler desde cedo vai se tornar um adulto muito mais consciente.

Bom gente,  não querendo me estender até para não dar spoiler, eu encerro aqui minha resenha, mas fazendo um apelo: Leiam sim essa história e apresente esse livro para mais pessoas, pois ele, com toda certeza, vai te encantar a cada página e a encantar também a todos. 

E para quem ainda não viu, eu gravei um vídeo e está no meu story falando um pouco mais da história e a importância deste assunto que é muito sério e para que as pessoas possam dar uma chance e lê-lo.