sexta-feira, 10 de agosto de 2018

RESENHA LUNÁTICA: O FUNDO É APENAS O COMEÇO

Resenha: O Fundo é Apenas o Começo (Lançamento)
Autor: Neal Shusterman
Editora: Valentina

Sinopse:

Uma poderosa jornada da mente humana, um mergulho profundo nas águas da doença mental.
.
CADEN BOSCH está a bordo de um navio que ruma ao ponto mais remoto da Terra: Challenger Deep, uma depressão marinha situada a sudoeste da Fossa das Marianas.
.
CADEN BOSCH é um aluno brilhante do ensino médio, cujos amigos estão começando a notar seu comportamento estranho.
.
CADEN BOSCH é designado o artista de plantão do navio, para documentar a viagem com desenhos.
.
CADEN BOSCH finge entrar para a equipe de corrida da escola, mas na verdade passa os dias caminhando quilômetros, absorto em pensamentos.
.
CADEN BOSCH está dividido entre sua lealdade ao capitão e a tentação de se amotinar.
.
CADEN BOSCH está dilacerado.
.
Cativante e poderoso, O Fundo é Apenas o Começo é um romance que permanece muito além da última página, um pungente tour de force de um dos mais admirados autores contemporâneos da ficção jovem adulta.


Resenha por Carol Miranda

Como dizer o que senti, e as emoções que esse livro me trouxe sem dar spoilers?  Como fazer o leitor entender a maravilha que é esse livro e  mostrar como ele envolve e te arrasta para dentro da história?

Nesse livro vamos conhecer Caden, um adolescente que começa a se perder dentro da sua mente. O livro vai intercalando entre o mundo real e o mundo que Caden criou para si. Ele vai mostrando aos poucos como essa doença vai criando raízes na cabeça do personagem e como todos ao redor dele são inimigos ou alguém que ele não pode contar.

Podem me chamar de louca,  mas o melhor de tudo, é que no livro, você cria uma conexão que é impossível de não sentir tudo que o personagem sente. Inclusive em um ponto, que ele chega a indagar o amigo,  será que ele que está louco ou será que são as pessoas ao seu redor?

Foi a primeira temática psicológica que li e o primeiro livro do autor, e só posso dizer que estou completamente fascinada com essa trama. Mas vocês devem estar se perguntando: Qual o problema do personagem? Isso eu não vou contar, pois acredito que é o suspense que torna esse livro maravilhoso e que me fez ficar apaixonada e querendo lê-lo  até descobrir o encerramento de toda a história.

E gente, que final incrível!

Que história maravilhosa e que enredo eletrizante! O autor utilizou a doença do filho e inclusive dos desenhos dele para criar esse livro surpreendente. Só posso dizer para vocês lerem e se aventurarem na história de Caden.

Como disse o autor, eu espero que quando o abismo olhar para você, seja capaz de retribuir o olhar corajosamente.