domingo, 10 de dezembro de 2017

RESENHA LUNÁTICA - KURT SEYIT E SHURA


LIVRO KURT SEYIT E SHURA
AUTOR NERMIN BEZMEN
EDITORA PEDRAZUL http://www.pedrazuleditora.com.br/pd-4d453b-kurt-seyit-shura-nermin-bezmen.html
RESENHA POR SCAR MIRANDA


SINOPSE

Um best-seller instantâneo desde o seu lançamento em 1992, o romance Kurt Seyit & Shura, de Nermin Bezmen, é um clássico da literatura turca contemporânea, um drama romântico que tem como cenário a decadência do Império Russo e a Primeira Guerra Mundial. Bezmen nos conta a história de um casal que vive um amor proibido à medida que foge da onda de devastação causada pela Revolução Bolchevique. Neta de Kurt Seyit, O Lobo, que procurou refúgio no já enfraquecido Império Otomano, a autora relata a história real até então traduzida para doze idiomas.

Kurt Seyit é o filho de um nobre abastado da Crimeia e um elegante primeiro tenente da Guarda Imperial. Ferido no front dos Cárpatos e, mais tarde, procurado pelos bolcheviques, ele faz uma fuga ousada através do Mar Negro. Orgulhoso para aceitar o pagamento por um carregamento de armas que ele entrega aos nacionalistas, Seyit enfrenta anos de luta para começar uma nova vida na República Turca que surge das cinzas do Império Otomano decadente. Tudo o que ele tem é a sua dignidade e o seu amor.

Shura é a linda e inocente menina, encantada pela música de Tchaikovsky e pelas luzes brilhantes de Moscou, que se apaixona por Seyit quando tem apenas quinze anos. Uma vítima em potencial na mira dos bolcheviques devido à riqueza e à posição social de sua família, ela está determinada a seguir seu coração e acompanhar Seyit na sua perigosa fuga pelo Mar Negro.


RESENHA DA BLOGUEIRA


O que dizer dessa história que me deixou totalmente quebrada e no chão? 
Um romance que tinha tudo para ser lindo e belo, mas que teve vários conflitos contra. A começar  pela guerra, seguido pela família, pelas traições, e claro, por si mesmos.
Shura, uma menina doce que arriscou tudo pelo amor, em busca da sua felicidade. E pelo seus felizes para sempre, ela foi capaz de chegar ao fim do poço para crescer e amadurecer.
Seyit abriu mão de tudo, até da família, mas em várias partes do livro eu me perguntei se ele a amava mesmo, ou se acostumou a ter ela ali sempre obediente e capaz de tudo por ele.
O livro tem um início perfeito e maravilhoso que faz você se imaginar em cada canto que são citados no decorrer da história, mas chega uma parte do livro que Seyit fez tão mal a Shura, que eu torcia pelo fim desse casal.
É difícil poder dizer mais coisas da história sem deixar um spoiler do mesmo, mas o que digo,  é que nem sempre o felizes é para sempre. 
Chorei por Shura, por acreditar no amor, por se arriscar em tudo pela sua felicidade, e chorei por ver Seyit se perder aos poucos e crescer,  mas não de uma maneira boa aos meus olhos. 
Esse livro,  com toda certeza vai ficar guardado no meu coração para sempre, pois é  uma história tão linda, ao mesmo tempo tão  triste. 
Também nos faz repensar sobre as escolhas que a gente faz na vida. 

Termino essa história triste,  mas feliz por conhecer um pouco mais sobre esse livro tão falado e indicado. Agora vou correr para assistir a série porque quero reviver cada momento do livro, pois não estou preparada para dizer adeus para essa história.