sábado, 30 de setembro de 2017

RESENHA LUNÁTICA - PIRADOS: PERFEITAMENTE BAGUNÇADOS


Resenha Crítica: Pirados
Autora: Camila Martins
Número de páginas: 442
Editora: Chiado
Resenha por Fabíola Morgan

SINOPSE:

Barbara sabe que não é normal. Ela reconhece que sua possessividade a impede de muitas coisas. Apesar disso, ela conta com uma melhor amiga, Nanda, que desde a infância a acompanha e a ama como uma irmã. .
O tempo passa e tudo parecia tranquilo, até ressurgir um certo alguém do passado:
Eduardo que convive, desde que se entende por gente, com um transtorno obsessivo por organização. Ele gosta de ver tudo em seus devidos lugares e confere até os milímetros. Ele quer melhorar, quer ser menos problemático, mais inteiro e tem na bagagem uma vida solitária, apesar de nunca ter ficado só.
Ela quer tudo pra si. Ele quer tudo em seu lugar. Eles tem pendências que vêm da época da escola. O destino os reúne em um elevador. O que podemos esperar desse reencontro?

RESENHA

Confesso que vinha namorando esse livro tinha um bom tempo, sempre via comentários sobre ele em meu Facebook e quando ganhei fiquei sem acreditar. Acho que fomos destinados rsrs.
Peguei o livro para ler na balada Lunática e acho que foi uma das melhores decisões da minha vida.
Na primeira página eu já me identifiquei com a possessividade excessiva da Barbara, uma personagem sem filtro algum e impossível de você não se apaixonar. Quando ela começa a falar que tudo é dela: “meus amigos”, “meu muro”, “meu balanço”, “minha rua” eu pensei que a autora tinha me espionado e copiado minha infância/adolescência, foi como ler minha biografia rsrs.
O livro nos faz reviver de maneira bem saudosa etapas essências da vida, como a infância com primeiros amigos, e a adolescência com o primeiro amor e junto com ele a primeira e mais marcante desilusão amorosa.
Me surpreendendo ainda mais, a história de amor entre Eduardo e Barbara reavivou lembranças em mim que estavam devidamente mortas e enterradas. Vivi um relacionamento Eduardo e Barbara, claro que com um final bem diferente e nem um pouco feliz, portanto vieram as lágrimas, mas isso não diminuiu a beleza do livro na minha mente, inclusive me fez refletir e ver que algumas coisas poderiam ter sido diferentes.
Sabe aquele livro cheio de frases incríveis que te enche de vontade de sair marcando tudo? Pirados, é exatamente esse tipo de livro. Um romance lindo e divertido entre dois opostos que são tão perfeitos juntos que nos rendem suspiros pesados a cada nova página.
Foi meu primeiro contato com o trabalho da autora e com certeza quero conhecer outros, mas   deixo registrado aqui meu amor incondicional por esse livro em particular e meu muito obrigada a Camila por mostrar esse universo paralelo da minha vida com um final bonito rsrs.
Deixo vocês com a frase que mais me encantou e roubou meu coração:

“Eu quero a loucura porque, na sanidade, eu sou infeliz.”