domingo, 18 de dezembro de 2016

Autora estudante de Biblioteconomia deixa dicas de como preservar por mais tempo seu livro; veja os cuidados

Olá, lulús. Hoje tem um artigo super legal da autora Widjane Albuquerque da Silva, graduanda do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba. Confira:

Como toda boa apaixonada por livros, resolvi usar um pouco do meu conhecimento para ajudar pessoas tão apaixonadas quanto eu, a intenção é fazer com que os livros fiquem de herança, e sob hipótese alguma sejam descartados por deterioração.
Desejo que este texto ajude a esclarecer duvidas, ou acrescente na hora de montar o seu acervo/ Biblioteca particular.
***
 COLEÇÃO E CONSERVAÇÃO: Mantendo os livros para a posteridade.
Antigamente os livros eram confeccionados manualmente, desde a escrita ate a encadernação, o que tornava o custo elevado, ainda considerando que as copias destes originais eram feitas por monges copistas – copistas particulares ( obras universitárias), os preços eram exorbitantes, contudo a qualidade do papel e a durabilidade destes, era muito maior. Com o surgimento da Imprensa de Gutemberg a disseminação dos livros se deu em grande escala, aí, permitindo o acesso a grande parte a população. Estas obras são classificadas como raras, devido a incorporar classes que a caracterizam. 
Esta breve apresentação conta mais ou menos o crescimento da produção literária, agora daremos um salto histórico para tratar da atualidade, dos nossos livros, confeccionados com materiais porosos e de fácil deterioração.
O papel é uma das matérias-primas que mais tem índice de deterioração natural, devido a sua própria fabricação, a porosidade e aos tipos específicos de infestação ( fungos, ácaros, mofo entre outros ), que estão circulando diariamente no ar. Um foco de contaminação é suficiente para destruir toda uma coleção. Devido a esse problema, adaptei para o lar, as melhores formas de conservar os livros.

1.    Os livros devem ser mantidos em pé, com o miolo para a sombra ( parte interior da estante) e a lombada exposta. Isso não é só para identificação do titulo, mas para a proteção do miolo. Devem ser mantidos alinhados, isso significa que é necessário atenção a linha vertical da lombada, em alguns casos ela pode ficar um pouco para fora  e isso causa distorção no livro. Uma vez que o livro entorta, será muito difícil realinhá-lo, já que as costuras da lombada estarão folgadas.
Dica – Use uma régua para medir o alinhamento, prestando atenção se apenas a lombada está aparecendo. Se a capa estiver aparecendo seu livro esta desalinhado, verifique com atenção, pois em alguns casos a capa passou do alinhamento na hora da impressão.

2.    Se estiver com pouco espaço e resolver colocar os livros um em cima do outro, cuidado. Os livros pesados devem sustentar os mais leves.

Nota - É COMPLICADO, eu sei, pois muita gente gosta de manter a ordem das series, trilogias e etc. Porém, é melhor ter os livros perfeitos do que deformados, porque você não consegue ver os números fora de ordem. O peso força a lombada, descolando a estrutura, o livro pode deformar também. Se a lombada não for costurada, as folhas começaram a cair, aí o processo é a restauração mesmo. OBS – Livros de banca, descolam as folhas por causa do ressecamento, para evitar isso o livro deve estar em ambiente com circulação de ar. Todavia muito provavelmente será necessário a colocação de uma lobada espiral.
     
 3. Evite paredes que contenham umidade, o papel absorve a água e molha. Aqui é grave, nunca mais terá seu livro de volta, ele estará deformado para sempre se por desventura sofrer esse tipo de exposição.
       Dica: Se não houver solução e sua única parede foi aquela que leva chuva, use isopor e papel filme, ele vai isolar uma parte da umidade, te dando tempo para pensar em uma solução.
      
4. Não manter os livros em locais escuros, dentro de caixa ele irá ficar amarelo, a oxidação do papelão vai causar essa pigmentação nos livros, se enrolar em papel filme, o ar que ficar dentro vai criar outro tipo de deterioração, o livro vai ficar amarelo de todo jeito, com o aspecto envelhecido. O escuro e a umidade ( caso existam) são os ambientes perfeitos para infestação por ácaro e fungos. Se por acaso já abriu seu livro e viu um bichinho pequenino andando é sinal de que este já esta contaminado.
       Dica: paciência, leve seu livro para o sol, pegue um pincel de maquiagem limpo ( de preferência esses que parecem uma vassoura ), limpe a linha da lombada de cada folha, isso deve ajudar.
   
  5. Os livros ficam conservador por mais tempo em estante madeira ou ferro, é mais seguro e confiável. É importante que o ambiente seja arejado.

        6. Limpeza da estante apenas com álcool, não colocar lustra moveis, óleos ou qualquer outro tipo de produto que fique com resíduos na superfície.

Vale salientar que ambientes que sofrem mudanças diárias de clima serão propícios a infestação por fundos e mofo. Não creio que seja o caso de alguém, mas se for, fique de olho. E outra, eu sei que é lindo estas estantes que formam palavras ex: LER ou essas com aspecto de arvores  e estruturas visualmente lindas, infelizmente elas são a melhor forma de acabar com os livros, livros jamais devem estar meio abertos, com as folhas espalhadas, melhor manter a tradição e deixar ele reto, seja horizontal ou vertical.
Então é isso lunáticas, espero que vocês aproveitem as dicas e possam adaptá-las de alguma forma. Lembre-se que uma vez que o livro é mal guardado ele ficará assim. Pense em nós quando dormimos de mal jeito, ficamos tortos, os livros também ficam.
Um grande beijo e qualquer coisa, estou a disposição.

SAIBA MAIS SOBRE A AUTORA:
Foto da autora
Estudante de Biblioteconomia, mãe, esposa e amiga! Adora escrever, é uma paixão e por isso viaja no mundo da imaginação e as vezes ouve uma musica e imagino uma história, as vezes divaga e já esta criando.

"Olhe para mim, me veja. consegue me enxerga? Eu te peço que não me deixe passar, apenas estenda sua mão e tome a minha. Juntos, ficaremos para sempre, juntos...." 




LIVRO DA AUTORA:

Sinopse- O que fazer quando tudo que você mais quer é sua liberdade?
Você briga? Você luta? Ou simplesmente acata a situação e abaixa a cabeça obedientemente?
Ás vezes é muito fácil pensar em soluções, eu posso dizer que faria isso ou aquilo, mas a realidade é mais complicada do que o simples desejo de poder dizer e sentir-se livre.
Há anos eu vivo sonhando com minha liberdade, há anos eu postergo meus sonhos, mas mesmo sofrendo todos os dias eu não deixo de acreditar que Deus tem um plano na minha vida.
Eu sei que por mais difícil que as coisas sejam um dia mais cedo ou mais tarde tudo vai dar certo, só basta ter fé e sim, eu tenho e muito.
Não posso começar a pôr em palavras como eu me sinto em relação à grandiosidade da obra de Deus em minha vida, tudo que eu passo hoje, e ainda passarei é uma provação Deus. Eu sei que nada nessa vida é em vão, eu sei também que Ele tem um plano para mim, eu só preciso ter paciência.
Um dia com certeza eu chego lá.
Todavia, para aqueles que Nele crê, a vitória pode estar logo ali.
Nunca imaginei que um passeio no parque mudaria minha vida, ou melhor, nunca pensei que teria e seria uma fada madrinha, e eis que é verdade. E não é só isso, olhem a surpresa:
Um vestido de noiva e um novo amor?
Sim, um vestido de noiva e um novo amor.
O único amor!
Um amor de verdade, do tipo que não pode ser medido com palavras, apenas sentido no mais profundo do seu coração e alma...
Eu viverei aquele amor arrebatador, que te deixa sem fôlego, sem bases e estruturas. Agora penso que talvez eu não estivesse pronta...
Será que você estaria?

Fotos: Internet