quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Série Vaga-Lume: qual era o seu preferido? Confira alguns livros


Aposto que você já ouviu falar da famosa série Vaga-Lume. Lançada em janeiro de 1973, pela editora Ática, a coleção fez e ainda faz muito sucesso no meio literário. Em 2013, contava com mais de 91 livros voltadas para o público infanto-juvenil, mas que derretia qualquer leitor, sem olhar idade.

Saiba como surgiu a série:
A série Vaga-lume tinha como objetivo oferecer literatura de qualidade para o público juvenil e, assim, promover o gosto pela leitura, principalmente para aquelas crianças e jovens que buscam aventuras literárias.

Quando o projeto surgiu os autores foram convidados a participar, e até mesmo autores conhecidos por obras de outros gêneros ou voltados a outros públicos foram chamados. Todos os originais passam até hoje por uma avaliação de qualidade, pois há  necessidade da narrativa estar de acordo com a proposta da série. Dentre as obras do primeiro grupo, as mais vendidas são A Ilha Perdida, O Escaravelho do Diabo, Açúcar Amargo, Deu a Louca no Tempo e A Turma da Rua Quinze.

Mesmo que já tenham se passado quatro décadas da primeira edição, pouco mudou, mantendo as principais características.

A coletânea segue sendo uma das principais usadas em escolas, embalando gerações 


Capa do livro
Quem disse que dinheiro não cresce em árvores? Os habitantes de Felicidade herdaram de um velho sovina uma semente mágica. Nasceu uma árvore de onde as notas brotavam em grande quantidade! A euforia foi geral! Já pensou? Enriquecer de repente, depois de uma colheita rápida e milionária?! Ninguém ia querer perder uma oportunidade dessa. Será mesmo?

Um açougueiro que só come peixe, uma velha empregada doméstica e um mendigo sempre bêbado têm outra opinião... Venha descobrir por quê.


Muitas surpresas esperam por você nessa cidade incrível, onde o dinheiro não trouxe a felicidade.
---------------------------------------------------------------------------------------------
Capa do livro
Eduardo e Henrique resolvem explorar uma misteriosa ilha e descobrir se as histórias que ouvem sobre o lugar são reais.

Acabam se envolvendo em uma grande aventura em que um velho sábio ensina o respeito e o amor à natureza.

Um clássico da literatura juvenil brasileira.
----------------------------------------------------------------------------------------------
Capa do livro
Quem é aquele homem estranho com uma horrível cicatriz no rosto? Por que Marcão desapareceu sem deixar vestígios? O que significa tanto movimento naquele velho casarão no fim da rua? Em busca da resposta para estas perguntas, Pedro, Serginho e Renato e toda a turma da Rua Quinze decidem entrar em ação.

Você nem imagina do que esse grupo de jovens é capaz!

Acompanhe passo a passo essa incrível investigação!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Capa do livro
(Já virou filme)
Vítimas ruivas recebem um escaravelho antes de serem mortas. É a única pista que Alberto tem para chegar àquele estranho criminoso.

 Selecionado para o Programa Nacional de Biblioteca da Escola em 1999. Acompanha suplemento de atividades.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Capa do livro
Madame Santa, a modista especializada em vestidos de noiva. Mário Batalglia, negociante de cães de raça. Heitor Salvattore, campeão de braço-de-ferro. 

Zorba, ex-marinheiro e ex-vendedor de enciclopédias. Entre os quatro, há uma coisa em comum: estão todos na lista dos jovens detetives Leo, Gino e Ângela, como suspeitos. 

Mas qual deles poderia ter raptado o Garoto de Ouro, um jovem cantor que é sequestrado antes de seu show? Como pista apenas uma agenda com nome e endereços.

--------------------------------------------------------------------------------------------
Capa do livro
Abandonada pelo pai ainda bem pequena, a menina Pimpa perde a mãe numa viagem para São Paulo. 

Na cidade grande, tendo apenas sua oncinha de pelúcia Lila como companhia, ela tenta achar seu tio Leonel. Eu fiquei com vontade de ter um bicho de pelúcia, mas minha mãe disse que ia fazer mal pra minha rinite e eu chorei. Mas não ganhei mesmo assim. Fim.