quarta-feira, 20 de julho de 2016

Sofia Silva: a autora portuguesa que conquistou os leitores brasileiros com a série Quebrados

Foi realizada uma enquete em nosso grupo do facebook, a qual perguntava qual autora as lunáticas gostariam de conhecer melhor. A vencedora da vez foi a autora portuguesa Sofia Silva, que escreveu a série Quebrados. O que será que ela guarda de tão especial? Vamos conhecê-la?

Nascida em criada em Portugal, Sofia Silva de 29 anos, começou escrever no aplicativo Wattpad desde Dezembro de 2014, mais precisamente em 2015. Apesar de ter 93% dos leitores que a acompanham sejam brasileiros, Sofia não tem contato algum com Brasil. Sonha em visitar o nosso país nas férias, mas ainda não visitou o local onde tem fãs que tem tanto carinho. "Sou um portuguesa que gosta de um país porque conhece pessoas maravilhosas daí", ela reforça.

Mas como a autora conquistou todo o carinho dos leitores brasileiros? Uma série que encantou e está fazendo maior sucesso. Quebrados. Com direito a tag #souquebrada, os leitores no facebook estão na luta pela publicação dos contos de Sofia Silva. A autora contou ao Lunáticas que no momento pensa em publicar o primeiro conto da série, Sorrisos Quebrados. "As leitoras merecem ficar com o ebook de algo que escrevi para elas como agradecimento. Elas têm enchido todos os grupos com os meus livros. Poucos autores podem dizer o mesmo e isso é algo que levo com muita seriedade. O apoio delas é formidável", Sofia conta.

Os Quebrados é uma série com dois livros finalizados:
Corações Quebrados - soldado português com trauma de guerra e apaixonado por poesia e uma garota que perdeu tudo... até a vontade de viver.
Destinos Quebrados é o segundo e aborda um tema extremamente delicado só descoberto no decorrer da narrativa. Ele também é português e ela brasileira. Estiveram dez anos separados por algo que os destruiu.

Perguntamos onde veio a inspiração para tratar dos temas considerados polêmicos pela sociedade. A portuguesa afirmou que costuma lecionar na cidade em que mora e por isso lidou com crianças com deficiências, além de ser também como uma forma de desabafo por ter crescido com alguém que tem uma pequena diferença para ensinar as pessoas a verem muito mais que a aparência.

Sofia Silva, além de escritora é também uma leitora assídua. Lê em média 250 livros por ano e não vê TV ou apenas o noticiário. Nunca consegue manter as séries em dia e as favoritas sempre são canceladas. A autora cita Amy Harmon como referência e ao tratar de autores brasileiros, Sofia acompanha as obras de Carina Rissi.

Para agradecer todo carinho das leitoras, ela deixa um recado:

Obrigada a todas que um dia leram o título - e depois a sinopse - sabendo no aviso que iria ser escrito por uma portuguesa romântica e com queda para o drama.Os Quebrados é para pessoas que gostam de suspirar e de terminar apaixonadas, mas também é tão mais. E sobre a dor e aprender a amar quando tudo corre mal.
E foi esse MAIS que vocês gostaram. Não somente o sotaque português do homens, mas de tudo que rodeia essa série. Se os meus braços fossem elásticos, passariam o oceano para abraçar cada uma que leu Corações Quebrados , Destinos Quebrados e está a ler Sorrisos Quebrados, demonstrando diariamente na realidade eles são muito mais do que páginas escritas na plataforma. Eles são parte de nós. Pois todas temos algo quebrado e todas queremos amar e ser amadas intensamente.
Um muitíssimo obrigada de Portugal, com sotaque e sorriso aberto.
Veja as capas provisórias dos livros:













Por: Thaise Ewbank